terça-feira, 1 de novembro de 2016

Exercício 3
Pense de forma ambiciosa. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós? Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula. Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia. Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?

1.Na realização de uma anamnese da turma, elencando suas potencialidades e suas dificuldades. As potencialidades serão incentivadas (maximizadas) de modo a superar as dificuldades individuais e coletivas dos estudantes.
2. Nas aulas de Física, observo que os estudantes possuem muita dificuldade de compreensão e utilização da Matemática na aplicabilidade dos fenômenos físicos.
3. O uso das tecnologias educacionais tem sido uma ferramenta muito utilizada na minha prática docente, como apoio ao ensino, ou seja, como um recurso  tecnológico didático pedagógico, entendendo que o mesmo, se baseia em um conjunto de técnicas, que através dos meios digitais possibilitam aproximar professores e alunos no processo de construção de conhecimento. Nesta perspectiva, observo que esta integração desmaterializa o processo monótono e cansativo de ensinar e aprender, otimizando este espaço e deixando-o mais dinâmico.
No item 2, fiz alguns apontamentos de dificuldade dos estudantes, entretanto, neste item, proponho algumas práticas pedagógicas que identifico como propositivas neste processo educacional, como a utilização do software Modellus e a realização de pesquisas temáticas.
O software Modellus é uma ferramenta que possibilita os estudantes, maior entendimento da aplicabilidade matemática nos fenômenos físicos, bem como, na visualização em diversos parâmetros e condições iniciais, permitindo maior assimilação e compreensão das expressões matemática na concretização experimental da Física.

Outro recurso respeitável é a realização de pesquisas temáticas, utilizando a busca na internet para subsidiar o referencial teórico da pesquisa e os estudos metodológicos. O Objetivo desta atividade é potencializar a autonomia dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento e no enfretamento de suas dificuldades individuais e coletivas. Neste momento,  os estudantes devem ser orientados sobre os sites de busca, ao tratamento e a utilização da pesquisa científica, bem como a realização do registro audiovisual de todo o processo de produção científica, para que posteriormente seja realizado a socialização da pesquisa, com a apresentação do vídeo e publicação da nos sites educacionais, blogger escolar e rede social, a exemplo o facebook.  Desta forma, os estudantes perceberão sua autonomia na formação educacional, bem como, na socialização da produção científica em vários meios de comunicação: local, regional, estadual, nacional e quem sabe até internacionalmente, fazendo-os perceber a dinâmica da tecnologia no rompimento das barreiras do espaço e tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário